Entra em funcionamento base do SAMU em Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 17/06/2017 17h25
Pará de Minas é uma das 25 bases que compõem o SAMU Centro-Oeste. Na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, a unidade construída ao lado do Pronto Atendimento Municipal, no bairro Senador Valadares foi inaugurada. A solenidade contou com a presença do presidente Câmara, Mário Justino, dos vereadores Carlinhos do Queijo, Dr. Ênio, Marcílio de Souza, Dilé, Leandro Alves, Marcos Aurélio, Rodrigo Varela, Niltinho do São Cristóvão, Rodrigo de Torneiros, Toninho Gladstone, Dé Pedreiro, Daniel Melo, Márcio do São Cristóvão, Carlos Lázaro, Marcão e Márcio Lara, do assessor do deputado estadual Inácio Franco e ex-vereador Délio Alves do prefeito Elias Diniz, do vice Zezé Porfírio, representantes da comunidade, de secretários municipais, das equipes Corpo de Bombeiros, da polícia militar e do SAMU.

A partir desta data Pará de Minas contará com o batalhão do Corpo de Bombeiro (193) e também com o SAMU (192). As chamadas para o Corpo de Bombeiros deverão ser feitas nos casos de incêndios, tentativas de suicídio, salvamentos aquáticos, desabamentos, deslizamentos de terra, acidentes com pessoas presas nas ferragens, quedas de alturas com mais de 7 metros e vazamentos de gás. As chamadas para o SAMU deverão ser feitas nos casos de dores no peito de aparecimento súbito, situações de intoxicações ou envenenamentos, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do bebê, queda acidental, crises convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas de tórax, abdômen, crânio e fraturas, desmaios e hemorragias.

A base do SAMU já começou a funcionar e a ligação para o telefone 192 será atendida na Central de Regulação em Divinópolis, que envia o chamado para a equipe de Pará de Minas, indicando a situação do paciente e o local. O primeiro atendimento é feito no local e se houver a necessidade os profissionais fazem o transporte da pessoa até a unidade de saúde determinada pelo médico da regulação, que estará em contato com a equipe o tempo todo.

 Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas