Estudantes de projeto piloto da Apae visitam a Câmara de Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 24/08/2018 13h25
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pará de Minas iniciou nesta segunda-feira, dia 20, a comemoração da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com encerramento no dia 28. Na manhã desta terça-feira, dia 21 de agosto, estudantes do projeto piloto que está em desenvolvimento, na unidade pará-minense, visitaram a Câmara na companhia do presidente Marcus Vinícius Rios Faria.

As professoras Luciane Silva e Júlia Campolina conheceram as dependências da Câmara com os alunos Tiago, Ângela e Everton, em companhia do presidente Marcus Vinícius que fez questão de explicar aos visitantes toda infraestrutura física e administrativa do Poder Legislativo. A professora Júlia explicou o motivo da visita. "Estamos em fase de implantação do projeto piloto "Educação para Vida", que beneficia estudantes na faixa etária de 17 a 28 anos e que completaram o ensino fundamental, mas que ainda têm necessidade de adaptação da vida cotidiana. Nesse projeto trabalhamos as habilidades e competências desses jovens  preparando-os para maior independência no dia-a-dia", esclareceu.

Durante a visita eles tiveram uma conversa descontraída, mas repleta de informações. A estudante Ângela mostrou muito conhecimento sobre os assuntos que acontecem em Pará de Minas, além de fazer vários questionamentos ao presidente. Um dos principais pedidos foi facilitar ainda mais o acesso ao transporte coletivo urbano das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Marcus Vinícius explicou que o pedido chegou em boa hora. "Este foi o momento certo de avaliarmos as necessidade da nossa população, principalmente esse público da Apae. Está tramitando na Câmara, o Projeto de Lei nº 52/2018, que trata exatamente da proposta para concessão de empresa que prestará este serviço ao município. Vamos estudar o assunto, amplamente, esta semana e veremos a possibilidade de fazer emendas que melhore ainda mais o acesso dessas pessoas acompanhadas de familiares, ao transporte público. Esse projeto deve entrar em pauta na próxima reunião. Estamos felizes de receber as professoras e os estudantes e podermos contribuir com um projeto tão importante como esse em desenvolvimento na Apae".

Em nome da turma, a professora Luciane agradeceu a atenção e elogiou a sede da Câmara. "Esse momento foi muito importante para nossos alunos interagirem e conhecerem os lugares onde possam reivindicar seus direitos. São pessoas que merecerem atenção e cuidado e percebemos isso aqui na Câmara. Agradecemos a atenção especial que o presidente Marcão nos deus, esclarecendo nossas dúvidas e nos orientando sobre os assuntos discutidos", disse a educadora.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas