Inaugurada base do SAMU Oeste em Divinópolis

por Marilva Keesen Greco última modificação 17/06/2017 16h47
Pará de Minas é uma das cidades que passa a ter acesso à rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na manhã desta terça-feira, 6 de junho, foi inaugurada a implantação do serviço em Divinópolis. Entre as autoridades políticas e de saúde que participaram da solenidade estavam o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mário Justino da Silva, o deputado estadual Inácio Franco, o prefeito Elias Diniz e o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte.

A Central de Regulação das Urgências do Samu atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios e contará com atendimento 24 horas. Serão 351 profissionais no Samu Oeste, sendo 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

“O serviço funcionará com 25 bases descentralizadas e, entre as unidades móveis de socorro, estão sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-URG). Dessa forma, o tempo de resposta e o atendimento à população passam a ser mais ágeis e eficientes” falou o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região ampliada Oeste CIS-URG e prefeito de Luz, Ailton Duarte.

O governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra de 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender à Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

 “O mineiro conhece cedo a palavra trabalho. Para enfrentar as dificuldades, as adversidades, essa crise terrível que se abateu sobre o Brasil. E o resultado está aqui, é um dos muitos que a gente pode celebrar em Minas, pois nossa ideia é que o Samu chegue a 100% dos municípios mineiros até o fim de 2018. Estamos caminhando para o final da nossa meta, isso só se consegue com o trabalho”, enfatizou o governador de Minas Fernando Pimentel.

Com o início das atividades do Samu Oeste, e considerando os doze Samus municipais e os cinco Samus regionais, 540 dos 853 municípios mineiros passam a ter acesso ao serviço, o equivalente a 63,3% de cobertura, atendendo cerca de 15,1 milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado perfazendo 72,4% de cobertura populacional. 

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas