Parlamento Jovem de Pará de Minas realiza plenária municipal

por Marilva Keesen Greco última modificação 19/06/2017 14h47
A Câmara Municipal de Pará de Minas sediou nesta terça-feira, dia 13 de junho, a primeira Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2017. A solenidade aconteceu no plenário da Casa e contou com a participação do presidente Mário Justino, do vice Carlos Lázaro, do secretário Marcão dos vereadores Toninho Gladstone, Márcio Lara e Rodrigo Varela, do assessor do deputado estadual Inácio Franco, o ex-vereador Délio Alves, da representante da SER Vânia Lima, e do presidente do Conselho Municipal da Juventude Vinícius Meneses, dos alunos das escolas estaduais Avanny Villena, Fernando Otávio e Nossa Senhora Auxiliadora, do representante da Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Feliciano da Silva, do coordenador do Polo Centro Oeste e do PJ de Divinópolis Samuel Marques e do coordenador de Pains Leonardo Lara.

Com o tema central “Educação Política nas Escolas”, alunos do ensino médio do município debateram e aprenderam como elaborar propostas que norteiam o assunto proposto para a edição deste ano. Nessa etapa municipal, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que por sua vez dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes. As sugestões podem dar origem a projetos de lei ou propostas de ação legislativa para cobrar providências para os problemas discutidos ao longo do Parlamento Jovem.

“Hoje cumprimos uma etapa do calendário letivo proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que é parceira nesse projeto. Atingimos nosso objetivo, tanto na participação dos jovens como no engajamento das escolas e na elaboração de propostas. Isso mostra a relação próxima da Câmara com a rede de ensino estadual e municipal”, comentou o vereador Marcão.

A mesa diretora do PJ foi composta por um representante de cada subtema. José Maria Batista Júnior (Escola Estadual Fernando Otávio) representou o grupo do subtema 1: Educação e Currículo; Luis Felipe Ribeiro Chaves representou o grupo do subtema 2: Interações entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens e Bruno Rafael Ferreira Saturnino (Escola Estadual Avanny Villena) representou o subtema 3: Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas.

“É uma experiência proveitosa e que levarei pra vida. Em 2016, eu fiz parte da iniciativa, mas tinha um pouco de vergonha. Este ano, fui eleito presidente da Plenária. O que eu tenho a dizer para todos é que participem das próximas edições, pois aqui podemos elaborar uma ideia de lei para todo o Estado”, salientou Bruno Rafael Ferreira Saturnino, aluno da Escola Estadual Avanny Villena.

Na mesma linha, o jovem José Maria Batista Júnior, da Escola Fernando Otávio, relatou a alegria de participar: “Estava muito ansioso para o início das atividades e achei muito legal o que aprendi aqui. Agora, já estou na expectativa para participar do encontro regional”.

“Costumo parafrasear Paulo Freire quando diz: a “Educação não transforma o mundo. Educação muda às pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Contribuir para a transformação social é investir na formação de jovens que acreditam no papel da política. E, nós políticos, temos o dever de implementar ações que contribuam para melhorias sociais, dando voz a esse público, preparando esses jovens para discussões tão importantes. Isso é sem dúvida um investimento bom para nossa sociedade. O Parlamento Jovem demonstra o encantamento da política pautada pela ética e cidadania. Nossa Câmara Municipal tornou-se o elo com esses jovens, por meio desse projeto tão essencial", enfatizou o presidente da Câmara Mário Justino.

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara Municipal de Pará de Minas em parceria em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e da Escola do Legislativo, PUC Minas, Fapam, Unincor, Fundação Ulisses Guimarães, Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A próxima etapa será a Plenária Regional que acontece em Divinópolis, no mês de agosto.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas