Parlamento Jovem de Pará de Minas realiza Plenária Municipal na Câmara

por Marilva Keesen Greco última modificação 14/06/2018 15h01
A Câmara de Vereadores de Pará de Minas, por meio da Escola do Legislativo “Alfeu Silva Mendes” realizou na manha desta quarta-feira, 13 de junho, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. Esse projeto de educação política, ética e cidadania nas escolas foi criado há 15 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e acontece em Pará de Minas desde 2016, contando com a participação de estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador Marcus Vinícius Rios Faria e pela diretora da Escola do Legislativo, Aparecida Santos, e contou ainda com as presenças de vereadores, dos coordenadores do Parlamento Jovem de Pará de Minas, diretores e alunos das escolas participantes.

Na Plenária Municipal os alunos das escolas Avany Villena Diniz e Nossa Senhora Auxiliadora assumiram os lugares no plenário e na mesa diretora para debaterem e votarem nas principais propostas elaboradas por eles durante a última oficina realizada no dia 8 de junho sobre o tema central: “Violência contra a Mulher” e os três subtemas: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Violência e Assédio Sexual.

As propostas aprovadas e o tema “Etnocentrismo” escolhido por eles para o PJ 2019 serão levados à Plenária Regional, que acontece na cidade de Divinópolis, no mês de agosto.

Os alunos Iara Boaventura de Morais e Willian Andhel Cordeiro Tavares que integram o projeto pela primeira vez, falaram sobre a importância do debate e da conscientização política entre os jovens.

“Por ser a primeira vez sempre dá um friozinho na barriga, a gente cria uma expectativa, mas aos poucos fui interagindo e consegui debater as propostas e uma delas de minha autoria foi aprovada para Plenária Regional. Estou muito satisfeita com o resultado de tudo que fizemos até agora”, disse Iara.

“Eu estava bastante nervoso antes de começar porque não sabia como funcionava e fui indicado de imediato para coordenar os trabalhos na Mesa Diretora. É a primeira vez que eu participo do Parlamento Jovem e percebi que o processo de votação foi bastante democrático e polêmico por causa do tema: “Violência contra a Mulher”, mas tudo correu bem e nossa expectativa é com a Plenária Regional, torcendo para que nossas propostas sejam escolhidas para Plenária Estadual”, comentou Willian. 

O vereador Rodrigo Varela parabenizou a equipe da Câmara e o envolvimento das escolas no Parlamento Jovem. “O tema é muito propício e precisa ser discutido desde cedo com essa moçada porque a mulher merece respeito. Todo ser humano merece respeito, mas a mulher merece um pouco mais por esses atos de violência que acontece todos os dias, por isso temos que mudar essa realidade e a educação é um dos caminhos”.

O presidente Marcus Vinícius ressaltou o trabalho desenvolvido pelos estudantes. “É com muita alegria que a Câmara chega a esta plenária depois de quase cinco meses de trabalho e com a participação efetiva dos alunos. Foi um encontro produtivo e já preparando essa turma para a Plenária Regional. 

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas