Vice-presidente da Câmara participa de audiência pública na ALMG

por Marilva Keesen Greco última modificação 19/06/2017 18h25
A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta quinta-feira, dia 1º de junho audiência pública destacando a importância de conscientizar a população para a importância da tutela responsável de animais. O vice-presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Carlos Roberto Lázaro participou do encontro e debateu sobre o tema.

Os participantes da audiência pública defenderam que governos implantem ações educativas com essa finalidade. As Leis 21.970 e 22.231, ambas de 2016, tratam da tutela responsável, pois dispõem sobre: a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos; e a definição de maus-tratos contra animais no Estado.

O deputado Noraldino Júnior, presidente da comissão e autor do requerimento que deu origem à audiência, enfatizou a necessidade de discutir o assunto. “Nesse momento em que a negligência da população somada à omissão do poder público tem contribuído para o aumento no número de animais abandonados, cabe a todos os cidadãos a tutela responsável. É necessária a implantação de projetos educacionais que conscientizem a população em relação a maus-tratos”, defendeu o parlamentar.

De acordo com o vereador Carlos Lázaro, essa realidade só pode mudar com um novo comportamento da população. “A implantação de um programa de educação na grade curricular de escolas estaduais e municipais ajudaria na mudança de comportamento a partir das séries iniciais. Crianças e jovens são multiplicadores desse tipo de ação educativa. Quem sabe com isso conseguimos reduzir o problema do abandono? Apenas tutores conscientes cuidam de fato dos seus animais. Ações de conscientização devem andar junto com outras políticas, como castração. Só assim há resultados mais efetivos”, enfatizou o vice-presidente da Câmara.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas