O serviço especializado já funcionava em Pará de Minas, mas não possuía sede própria, pois a obra estava paralisada em administrações anteriores e só foi retomada em 2013. A obra é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa, orçada em R$407 mil e finalizada com recursos de contrapartida da prefeitura. Com 225 m² de área construída , o CREAS “João Batista de Souza” presta serviços às pessoas que estão em vulnerabilidade social e sofreram violação de direitos, por meio de uma equipe formada por assistentes sociais, orientadoras sociais e advogadas.
Visando melhor atendimento à população, o serviço integra a rede do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, pois o município conta com equipamentos específicos. “Os nossos serviços para os usuários serão de maior qualidade, pois agora contamos com salas apropriadas. Com a sede própria, Pará de Minas terá um ganho enorme no atendimento social”, disse Mariane Melo coordenadora do CREAS.
O vereador Marcílio de Souza falou emocionado sobre a homenagem em nome da família. “Estamos muito gratos por essa homenagem ao meu pai, João Batista de Souza, que foi um homem trabalhador e que sempre ajudou as pessoas dentro de suas possibilidades. Ver o nome dele nesta obra que será um lugar de atendimento às famílias e pessoas que necessitam ser resgatadas para retornar ao convívio social, nos dá muita alegria, pois se estivesse aqui com certeza ajudaria nesse trabalho. Eu, minha mãe e toda minha família agradecemos ao prefeito Antônio Júlio pela consideração”, disse ele.
“Parabenizo a administração municipal pela construção da sede própria do CREAS e pela justa homenagem ao pai do vereador Marcílio de Souza, o Sr. João Batista de Souza, que deixou de herança para seus familares, mais que bens materiais, deixou o exemplo de homem trabalhador, honrado e justo. A inauguração desta unidade própria dará continuidade a assistência que é prestada a pessoa vitimizada por qualquer abuso que seja. Isto é um avanço no que diz respeito aos direitos dos cidadãos. A maior obra que uma gestão pública pode fazer é investir no ser humano. E a gestão do prefeito Antônio Júlio tem investido nisso. Parabenizo também os funcionários que trabalham com casos sensíveis, casos que requerem toda dedicação e paciência, e esse trabalho em equipe é fundamental. Para implantar o CREAS e saber do quanto este espaço é necessário para estas famílias é preciso antes de tudo gostar de gente. Isto que nós estamos fazendo é inclusão social”, destacou o presidente da Câmara Carlos Lázaro.
O deputado federal Eduardo Barbosa elogiou a estrutura da nova sede. “Este é mais um equipamento que formaliza o compromisso da prefeitura com o público que precisa da política de assistência social. É uma construção bem-feita, com todos os espaços necessários. Quem ganha é a população”, afirmou.
De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniel Barbosa, o novo local garante um atendimento de média complexidade mais humanizado. “O CREAS é uma casa de violação de direito, é aqui que a equipe especializada vai orientar a família e o indivíduo a reaver os vínculos e instruir a vítima sobre os seus direitos previstos em lei. Este projeto de construir a sede própria do CREAS garante a prestação ininterrupta dos serviços além de eficiência e comodidade para a população”, ressaltou.
O prefeito Antônio Júlio, comemorou mais esta conquista na sua administração. “Tirar o CREAS do aluguel é prestar um serviço de qualidade para a população que mais necessita da atenção do poder público. Nós estamos resgatando todas as obras e ações que estavam paralisadas e este é mais uma. Hoje Pará de Minas tem uma rede de serviços humanizados que funciona”, concluiu ele.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas