A reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas aconteceu na noite desta segunda-feira, 17 de abril. O presidente da Casa, vereador Mário Justino da Silva abriu a sessão, colocando em pauta o Projeto de Lei nº 31/2017 de autoria do vereador Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão).
A proposição altera a redação do artigo 2º da Lei nº 6.021/2016, retificando o nome do homenageado que denomina a antiga rua 2, situada entre a avenida José Vitor de Paiva e a rotatória do bairro Residencial Cecília Meireles.O nome do homenageado constou equivocadamente como Lucas Antônio dos Santos, corrigindo para Lucas Antônio Vieira de Oliveira. Essa proposição foi aprovada em primeira e segunda votação por 15X00.
Em seguida, o presidente Mário suspendeu a sessão para o secretário de Saúde, Paulo Duarte usar a tribuna livre e explicar sobre a reestruturação do transporte de pacientes que fazem tratamento fora de Pará de Minas. O assunto foi abordado depois que a dona de casa Janaína Michele de Menezes Valadão foi à Câmara, na semana passada para reclamar da falha no transporte do filho com paralisia cerebral e Síndrome de West e necessita de tratamento em Belo Horizonte. A comissão de saúde da Câmara, por meio de ofício solicitou a presença do responsável pela pasta a prestar os devidos esclarecimentos.
Paulo Duarte iniciou o pronunciamento, admitindo que houve falha de comunicação no processo de transporte do filho de Janaína. Segundo ele, jamais houve ameaça ou retaliação por parte desta administração e não pediu que ela entendesse o sucateamento da frota de veículos da saúde. “Nós queremos fazer um trabalho transparente e aberto à população. Todos têm o direito de se expressar e se manifestar. Eu disse a Janaína que ela não precisa se preocupar, pois já apuramos os fatos. Houve uma falha de comunicação, na reserva do transporte, mas já estamos reestruturando o sistema de marcação de consultas e agendamento de veículos para que diminua a falha humana e não aconteça casos como este. Precisamos separar retaliação do novo modelo de trabalho, pois os servidores que são bons de serviço precisamos aproveitá-los e valorizá-los, e é o que fazemos. Agradeço a oportunidade de estar na Câmara explicando os fatos, mas peço também que os vereadores caminhem conosco para virarmos essa roda e humanizarmos o sistema de saúde. A população merece ser bem tratada. Estou sempre disposto e aberto a responder todas as dúvidas e questionamentos dos nobres vereadores que tão bem representam o povo”, afirmou. O secretário ainda anotou sugestões dos parlamentares para funcionamento 24 horas do laboratório do PA e melhorias no sistema de marcação de consultas.
Falta de infraestrutura no Residencial Cecília Meireles e crise na área da saúde foram assuntos abordados no uso da tribuna
Prosseguindo a sessão, na fase de oradores inscritos, alguns vereadores fizeram uso da palavra, entre eles Carlinhos do Queijo, Rodrigo de Torneiros, Ênio Talma, Marcão e Rodrigo Varela para falar sobre a crise na área de saúde e a situação financeira do hospital Nossa Senhora da Conceição. Foi sugerido um encontro com prefeitos e vereadores das cidades que enviam pacientes ao hospital, para que esses municípios também façam repasse financeiro à entidade.
Durante a reunião, ainda fez uso da tribuna livre a servidora pública estadual, Juliana Cristina Moraes para falar sobre a falta de infraestrutura e transporte, no bairro Residencial Cecília Meireles. “Eu vim reivindicar não só os meus direitos, mas o das 400 famílias que moram no Cecília Meireles. As reivindicações são: creche, saúde, o meio de transporte e a escola. A creche e a escola estão com o mobiliário disponível desde novembro e não temos resposta da data de inauguração. No dia da entrega das chaves, o prefeito prometeu transporte escolar para nossas crianças e fomos à secretaria de Educação e não há transporte. A sensação que temos é de abandono pela prefeitura. O transporte coletivo não atende a demanda do bairro, pois temos que andar até o bairro Walter Martins para pegar o ônibus até o centro. Nós pagamos impostos e o que queremos é infraestrutura para vivermos com dignidade. Peço aos senhores vereadores que intercedam por nós e busquem uma resposta para nos dar”, disse a moradora. Alguns vereadores se comprometeram a buscar informações junto ao prefeito e repassá-las aos moradores do Residencial Cecília Meireles.
34 requerimentos foram aprovados pelos vereadores
Prosseguindo a reunião, foram discutidos e votados 34 requerimentos, os quais tiveram pedidos diversos de melhorias em bairros, distritos e povoados, sendo de autoria dos vereadores Mário Justino, Dilé, Carlos Lázaro, Rodrigo Varela, Carlinhos do Queijo, Dé Pedreiro, Toninho Gladstone, Ênio Talma, Márcio do São Cristóvão, Daniel Melo e Leandro Alves, sendo aprovadas por 12X00. Após as considerações finais, o presidente Mário Justino encerrou a sessão, convidando para a próxima reunião, dia 24 de abril, às 18 horas, no plenário da Câmara. Participe!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas