NOTÍCIAS

Vereador Geovane Correia visita Lago Azul acompanhado da Comissão de Meio Ambiente de Minas Gerais

Entre as autoridades presentes estavam os vereadores Marcão, Dé Pedreiro, Leandro Alves, Marcos Aurélio, Antônio Villaça, Geraldo Doidão e o presidente da Câmara Marcílio Souza.

Moradores do distrito alegam que há mais de dez anos, o Lago Azul tem recebido esgoto das cidades vizinhas de Itaúna, Conceição do Pará, Igaratinga e dejetos de empresas da região. Nos últimos dois anos, a situação se agravou e a represa, que tem aproximadamente 24 km², está completamente tomada por aguapés.

De acordo com o vereador Geovane, o local era um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas e movimentava a economia do Distrito de Carioca, pois os moradores ofereciam aos visitantes opções de lazer e diversão como prática de pesca, passeios de barco e barzinhos às margens do lago. “É muito triste ver a situação calamitosa do Lago Azul. O presidente da Comissão de Meio Ambiente disse que a partir da visita técnica serão traçadas as diretrizes e ainda garantiu que o Governo de Minas tem recurso para recuperar toda essa área. A partir de agora vamos cobrar as ações para resolver definitivamente esse problema” disse Geovane Correia.

O presidente da Câmara Marcílio Souza elogiou a iniciativa do vereador Geovane e destacou a necessidade de realizar a audiência pública, que deverá acontecer em agosto, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas. “Sabemos que o trabalho de despoluição da represa de Carioca é complexo, mas precisamos unir forças e, principalmente conscientizar as autoridades dos municípios vizinhos que provocam a poluição, da obrigação que têm de mudar suas políticas públicas de preservação do meio ambiente e agir efetivamente na recuperação do lago” afirmou o presidente da Câmara.

OBS: as fotos mais antigas, onde o Lago Azul está sem aguapés são do arquivo pessoal de Antônio José Amaro, morador de Carioca.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas