A Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes, realizou, na manhã de hoje (13), o lançamento oficial do Parlamento Jovem de Minas 2026.
Compondo a mesa de honra, estavam presentes a diretora da Escola do Legislativo, Aparecida Libéria, os vereadores Geraldinho Cuíca, Irene Melo Franco, Vinícius Alves e Camila Mão Amiga, o Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Federação das Apaes de Minas Gerais, Daniel Barbosa, e o vice-presidente da OAB e coordenador do curso de Direito da FAPAM, Francisco Vilas Boas, além do cerimonialista Davi Geraldo.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política voltado para estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio de sua Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais. A iniciativa busca aproximar os jovens da política e incentivar a participação cidadã, permitindo que conheçam, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo municipal e estadual.
Em 2026, o programa chega à sua 22ª edição e contará com a participação de estudantes de 201 municípios, organizados em 20 polos regionais. Neste ano, os alunos irão debater o tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”, abordando os três subtemas:
- Enfrentamento ao capacitismo e à violência.
- Direito à informação e à comunicação.
- Espaços acessíveis e ambientes inclusivos.
Teremos a honra de contar com a participação dos alunos do Colégio Apogeu e da Escola Estadual Avany Villena Diniz, que terão a oportunidade de refletir e debater sobre a inclusão da pessoa com deficiência e da pessoa com neurodivergência, ampliando os olhares sobre as barreiras que ainda impedem essa participação e irem em busca de caminhos para superá-las, na escola, nas cidades, nas redes digitais e em todos os espaços de convivência cotidiana.
Para enriquecer ainda mais o momento, alunos da APAE de Pará de Minas realizaram uma apresentação artística com o grupo musical Ubuntu. Em seguida, os estudantes participaram de uma palestra ministrada por Daniel Barbosa, com o tema “Somos iguais apesar das diferenças”, que trouxe importantes reflexões sobre inclusão, respeito e valorização das pessoas com deficiência.
A Câmara Municipal participa do Parlamento Jovem desde 2017. Ao longo do programa, os estudantes participam de oficinas sobre política, cidadania e ética, além de debates sobre o tema da edição. As propostas elaboradas pelos jovens são discutidas em plenárias municipais, regionais e estaduais. Na etapa final, realizada em Belo Horizonte, o documento com as propostas aprovadas é entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A expectativa é que a edição de 2026 fortaleça ainda mais o protagonismo juvenil e amplie o debate sobre inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e participativa.
Reveja na íntegra clicando aqui.








