Na noite desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Pará de Minas realizou uma audiência pública para debater a possível implementação do Programa de Escolas Cívico-Militares no município. A iniciativa atendeu a um requerimento da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, composta pelos vereadores: Vinícius Alves (Presidente), Léo Xavier (vice-presidente) e Márcia Marzagão (Relatora).
Seis escolas estaduais de Pará de Minas foram pré-selecionadas para o programa: Fernando Otávio, Manoel Batista, Ademar de Melo, Ângela Maria, Nossa Senhora Auxiliadora e Coronel João Ferreira.
O Programa de Escolas Cívico-Militares é uma proposta de gestão colaborativa que visa fortalecer a educação pública, integrando valores cívicos, éticos e disciplinares ao cotidiano escolar. O modelo busca promover a formação integral dos estudantes, contribuindo para um ambiente educacional mais seguro.
Apesar de o Governo de Minas ter suspendido temporariamente as assembleias escolares — que consultariam pais, alunos e profissionais da educação sobre a adesão ao modelo —, a audiência foi mantida e proporcionou um espaço importante de escuta e diálogo com a comunidade.
A audiência contou com a presença de mais de 40 pessoas, entre autoridades, representantes de instituições de ensino, membros da segurança pública, representantes partidários, servidores públicos e cidadãos em geral. Ao total, onze participantes fizeram uso da tribuna e puderam manifestar opiniões contrárias ou a favor. Em suma, aqueles que se apresentaram favoráveis afirmaram que o ambiente escolar nem sempre é seguro para alunos e professores e que a adesão da implementação de Escolas Cívico-Militares poderia trazer mais segurança, disciplina e reforçar valores cívicos. Já os participantes contrários à implementação, apontaram as condições precárias da educação pública, como salários de servidores e infraestrutura das escolas e que o Governo do Estado de Minas Gerais deveria investir em professores, não em militares. Após uso da tribuna pelos oradores inscritos, os vereadores presentes também se manifestaram.
Ao término, o vereador Léo Xavier, vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça e um dos idealizadores da audiência, fez um balanço positivo, destacando a importância da realização da audiência pública como espaço fundamental para ouvir a população.
A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o diálogo aberto e a participação cidadã, promovendo discussões que impactam diretamente a vida da população.
Reveja a audiência pública na íntegra clicando aqui.




