Nossa História

Fundação: 20 de setembro de 1859
Pará de Minas - MG

A história da Câmara Municipal de Pará de Minas remonta ao ano de 1859. Em 20 de setembro daquele ano, em virtude da Lei Provincial nº: 882 de 8 de junho de 1858, foi instalada solenemente a Vila do Pará (hoje Pará de Minas) pelo presidente da Câmara de Pitangui, Dr. Francisco Cordeiro dos Campos Valadares.

Após as cerimônias de instalação da "Vila", houve a primeira reunião extraordinária da Câmara. Os primeiros vereadores foram: Francisco de Assis dos Santos Réo (Alferes Réo, e o primeiro presidente da Câmara); Fidélis Evaristo Firmiano Ribeiro (Major Fidélis); Francisco Esteves Rodrigues (Alferes Esteves); Belmiro José Pinto Coelho; Manoel Teixeira Duarte (Capitão Teixeira); Antônio José de Abreu e Silva (Capitão Abreu).

Em 1872, por questões políticas, a Vila do Pará foi suprimida e, em 25 de março de 1876, com a reinstalação da Vila do Pará por efeito da Lei Provincial nº 2.081, de 23 de dezembro de 1874, deu-se nova instalação da Câmara Municipal.

Até 1931, o presidente da Câmara era também o agente executivo, cargo equivalente hoje ao de prefeito. No mesmo ano, foi instituído o regime das prefeituras, e o regime das câmaras municipais foi suspenso, sendo restabelecido em 1948. Na nova fase, o primeiro presidente de Câmara Municipal de Pará de Minas foi o escritor e fazendeiro José Augusto Corrêa de Miranda.

O edifício onde, por muitos anos funcionou a Câmara Municipal, foi construído no terreno onde hoje se localiza a Prefeitura, na praça Afonso Pena. Não há registro relativo à data de sua construção, mas existem indícios de que tenha ele sido a edificação original da Câmara instalada em 1859. Em 20 de setembro de 1969 o prédio localizado na praça Torquato de Almeida, nº: 100, no centro da cidade passou a ser ocupado pelo Legislativo. Quarenta e quatro anos depois, em março de 2013, a Câmara pará-minense foi transferida. A nova sede recebeu o nome José Moreira Xavier (Zezinho Xavier) e está localizada na avenida Presidente Vargas,1935, no bairro Senador Valadares. O prédio possui cinco pavimentos e três deles estão aptos para receber o público. A inauguração aconteceu no dia 20 de setembro de 2013, juntamente com as comemorações do aniversário de emancipação política de Pará de Minas. Essa estrutura moderna, com capacidade para atender bem à população de Pará de Minas, foi projetada pelo arquiteto Osvaldo Fonseca Filho.

Na longa trajetória da Câmara, vários foram os vereadores que passaram por ela e que perpetuaram com grandiosidade seus nomes na história pará-minense. Benedito Valadares e Torquato de Almeida são alguns deles.

Legislaturas Recentes

Na legislatura 2013-2016, os vereadores que compuseram a Câmara foram: Antônio Linhares Villaça, Carlos Roberto Lázaro, Dilhermando Rodrigues Filho, Flávio Medina Neto, Geovane Cardoso Correia, Geralda Vitor Lebrão, Geraldo Luiz Batista, José Salvador Moreira, Leandro Almeida Ferreira, Marcos Aurélio dos Santos, Marcílio Magela de Souza, Marcus Vinícius Rios Faria, Renato de Almeida Costa Faria, Ricardo Duarte Rocha, Rodrigo Varela Franco, Silvério Severino Francisco e Silésio Mendonça.

Após a eleição de 2016, foram eleitos para a Legislatura 2017-2020 os vereadores Antônio Carlos dos Santos, Carlos Roberto Lázaro, Daniel de Melo Oliveira, Dilhermando Rodrigues Filho, Ênio Talma Ferreira de Resende, Gladstone Correa Dias, José Salvador Moreira, Leandro Almeida Ferreira, Marcos Aurélio dos Santos, Marcílio Magela de Souza, Marcus Vinícius Rios Faria, Márcio Eustáquio Rodrigues, Márcio Lara, Mário Justino da Silva, Nilton Reis Lopes, Rodrigo Alves Meneses, Rodrigo Varela Franco.

Após a eleição de 2020, foram eleitos para a Legislatura 2020-2024 os vereadores: Carlos Roberto Lázaro, Cléber Gonçalves, Dilhermando Rodrigues Filho, Gladstone Correa Dias, Hélio Andrade de Melo Júnior, Irene Susana da Silva Melo Franco, Leandro Guimarães Vieira, Luiz Fernando de Lima, Márcia Flávia Marzagão Albano (sendo substituída pelo seu suplente, Gustavo Henrique Duarte Silva, em dezembro/2022, por motivo de cassação), Márcio Lara, Marcílio Magela de Souza, Nilton Reis Lopes, Renato Almeida Costa Faria, Ricardo Duarte Rocha, Rodrigo Alves Meneses, Ronivelton Corrêa Barbosa e Sérgio Martins Vargas.

A atual legislatura, 2025-2028, é composta pelos vereadores: Camila Gonçalves Araújo, Carlos Eduardo Cançado Melo Franco, Claudinei Secundino Nascimento, Cristiano Fernandes da Silva, Délio Alves Ferreira, Geraldo Magela de Almeida, Gladstone Correa Dias, Gustavo Henrique Duarte Silva, Irene Susana da Silva Melo Franco, Leandro Guimarães Vieira, Leonardo Xavier Assunção Silva, Lucas Henrique da Silva, Márcia Flávia Marzagão Albano, Marcílio Magela de Souza, Nilton Reis Lopes, Sérgio Martins Vargas e Vinícius Alves de Menezes.

É no Poder Legislativo que manifestam-se as demandas e os anseios da população. Um poder forte e representativo, comprometido com o bem-estar da sociedade e com a construção de uma Pará de Minas cada vez melhor.

Pará de Minas

Pará de Minas é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence ao colar metropolitano de Belo Horizonte, estando situado a cerca de 80 km a oeste da capital estadual. A cidade está localizada na região Central do estado e ocupa uma área de aproximadamente 550 km², sendo que 26 km² estão em área urbana, e sua população foi estimada em 102 844 habitantes em 2025.

Pará de Minas (MG) situa-se estrategicamente na região central de Minas Gerais, a aproximadamente 80-90 km de Belo Horizonte. A cidade possui fácil acesso a outras capitais do Sudeste e ao Distrito Federal, facilitado pelas rodovias MG-050, BR-262 e BR-040.

Pará de Minas possui uma economia bastante diversificada, como pode ser coletada através dos dados de recolhimento de ICMS. O agronegócio tem grande relevância, especialmente com a produção de aves e suínos. A indústria também se destaca no cenário nacional e internacional, com a produção de ferro gusa, rações, laticínios, máquinas e equipamentos, entre outros.

O comércio é bem estruturado, com diversas áreas de atuação. Do setor calçadista, passando por moda, prestação de serviços, informática e telemarketing, saúde, pet, enfim, tudo pode ser encontrado em nossa cidade.

Localização e Acesso

Municípios Limítrofes

Norte: São José da Varginha e Onça de Pitangui
Leste: Esmeraldas e Florestal
Sudeste/Sul: Mateus Leme e Itaúna
Oeste/Sudoeste: Igaratinga e Conceição do Pará

Principais Rodovias

BR-262 (principal acesso)
BR-352
MG-431
MG-060

Distâncias - Capitais

Belo Horizonte: 80 Km
Rio de Janeiro: 515 Km
São Paulo: 570 Km
Vitória: 620 Km
Brasília: 810 Km

Pólos Regionais

Contagem: 70 Km
Betim: 52 Km
Divinópolis: 63 Km
Bom Despacho: 87 Km
Itaúna: 26 Km

Linha do Tempo

Principais marcos históricos da cidade

08/04/1846

Criação do distrito de Patafufo, pela Lei Provincial nº 312.

09/10/1848

Elevação do distrito (pertencente a Pitangui) a categoria de Vila (que se chamou "Villa do Patafufo"), por força da Lei provincial nº 386.

08/06/1858

A Lei Provincial nº 882 confirmou a de 9 de outubro de 1858, mas, agora, determinava à povoação o nome de VILA DO PARÁ.

20/09/1859

Solene instalação da Vila do Pará. O ato foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Pitangui, Dr. Francisco Cordeiro dos Campos Valadares, médico e avô materno do ex-governador Benedito Valadares.

15/07/1872

Lei Provincial nº 1.889 extingue a Vila do Pará, anexando-a novamente ao município de Pitangui.

23/12/1874

Lei Provincial nº 2.081 restaura a Vila do Pará. Esta é a verdadeira data (por ser definitiva) da independência político-administrativa do município.

25/03/1875

Reinstalação da Vila do Pará, ato a que presidiu o Dr. Cornélio Augusto dos Santos, aqui nascido, e presidente da Câmara de Pitangui.

05/11/1877

Por efeito da Lei Provincial nº 2.416, a Vila do Pará foi elevada à categoria de cidade. A "Vila do Pará" passou a denominar-se "Cidade do Pará".

22/09/1921

A Lei Estadual nº 806 instituiu a denominação de PARÁ DE MINAS para o município.

Galeria de Fotos

Conheça os principais momentos da nossa história

Imagem 01
Imagem 02
Imagem 03
Imagem 04
Imagem 05
Imagem 06
Imagem 07
Imagem 08