No último dia 14, os alunos participantes do Parlamento Jovem, participaram da Plenária Regional do polo Oeste-Paranaíba (Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Pará de Minas e Rio Paranaíba), na cidade de Rio Paranaíba.
Durante a plenária regional os representantes dos municípios se encontraram para debater e definir as propostas que serão entregues pelos polos para serem trabalhadas na Etapa Estadual. Cada proposta registrada nasce da escuta, da troca de experiências e do compromisso da juventude em ampliar o acesso à cultura, valorizar a diversidade e promover políticas públicas que assegurem os direitos culturais em todas as suas dimensões. Na oportunidade, foram apresentadas 12 propostas, das quais 03 foram selecionadas para serem encaminhadas à etapa estadual, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, em BH:
No Subtema 01, “A Juventude e a Cultura como Direito”: foi aprovado a proposta que visa a implantação de espaços públicos acessíveis e inclusivos denominados “Casas de Cultura”, nos municípios mineiros, com estruturas adaptadas para promover a participação de jovens, inclusive com deficiências, por meio de práticas culturais acessíveis, inovadoras e interativas. Esses espaços devem contar com bibliotecas, salas para teatro, música, dança, artes visuais e outras manifestações culturais, com acesso totalmente gratuito para crianças, adolescentes e jovens. A implantação deve respeitar a demanda local, priorizando municípios com maior população ou extensão territorial.
No Subtema 02, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social”, foi aprovada a proposta que visa a criação de uma plataforma pelo governo gratuita com mapeamento cultural na qual facilita a divulgação de materiais criativos em escolas; implementados por Prodemge, SEE-MG, Secult, a plataforma valorizará talentos jovens com medalhas e certificados, assim como ingressos culturais. A rede também contará com cadastro para editais, de amostras ou festivais, e bolsas de acordo com a região e dará ênfase na administração financeira cultural, por meio do Portal da Transparência.
No Subtema 03, “Patrimônio Cultural Desenvolvimento e Cidadania”, foi aprovada a proposta apresentada pelos alunos representantes do PJ de Pará de Minas, que visa a instituição do “Circuito Jovem de Cultura Popular” com apresentações artísticas oficinas e rodas de conversa sobre tradições culturais voltadas para a valorização e difusão de expressões culturais com o protagonismo jovem, principalmente os de cultura periférica que possuem baixa oferta cultura.
Durante a Plenária Regional, os estudantes reservaram um momento específico para apresentar, defender e votar em sugestões de tema para a edição do Parlamento Jovem de 2026. Cada município, seis no total, apresentou uma sugestão de tema. No final, a sugestão apresentada pelos alunos representantes do PJ de Pará de Minas foi a aprovada com 24 votos: “Regulamentação da Inteligência Artificial”. A escolha regional foi formalizada e segue para Belo Horizonte, onde será apreciada na Etapa Estadual, juntamente às demais indicações dos outros polos participantes.
Momentos como esse reforçam a importância de proporcionar aos jovens espaços de diálogo, protagonismo e participação na construção de políticas públicas. Parabenizamos todos os participantes, em especial os representantes do PJ de Pará de Minas pelo excelente trabalho e dedicação, que elevam o nome da nossa cidade e demonstram o comprometimento da juventude local.




